quarta-feira, 18 de abril de 2007

Compêndio Filosofal sobre o Inferno

Boa tarde, espíritos que vagueiam por aí! Mais um agradável dia de quarta-feira, mais um agradável dia nas nossas vidas, para que não façamos nada de interessante! Ahoy!
Como eu também tenho o direito de não fazer nada de interessante, não consegui pensar em paçoca nenhuma para postar aqui no Inominativo. Uma pena, porque eu realmente estava a fim de postar. Então eu lembrei de um refúgio que tenho: buscar um post dO Mal do Século que eu tenha gostado e repostar aqui, para vocês vejam. Mágico, não?

REPETECO
13.07.05
Depois de ter postado o primeiro dos meus célebres Compêndios Filosofais - célebres pra mim, pelo menos, eu adoro lê-los - eu postei o segundo, que eu achei que ficou bem interessante. Depois dele, eu postei outros três, sendo que eu gosto de considerar o penúltimo como o mais genial. Qualquer dia eu repito ele aqui. Sem delongas, vamos à ação!

***

COMPÊNDIO FILOSOFAL SOBRE O INFERNO

Introdução ao Compêndio
Falar sobre o Inferno (maiúsculo ou minúsculo, tanto faz - adotarei o maiúsculo porque é o meu tema) é muito delicado em diversos aspectos. Primeiro - ninguém foi ao Inferno e voltou para contar o que tinha lá, então ninguém sabe. Segundo - para se ir ao Inferno, tem que morrer, e isso envolve questões físico-biológicas, aliadas a uma série de fatores judaico-católicos ocidentais ou não, que, enfim, tornam o ato de morrer só para estudo aprofundado do Inferno extremamente maçante e caro. Terceiro - Não se tem a localização exata do Inferno (embora jurem alguns que morar com a sogra é um atalho impressionantemente curto). E quarto - não se sabe nem se esse negócio existe. Assim sendo, prontifico-me para expressar uma série de questões filosóficas, dogmáticas ou não, polêmicas ou não, a respeito de um dos cantinhos do Universo mais bem conhecidos.
O que é Inferno
Para colocar em termos pequenos e rápidos, Inferno é o lugar onde você vai depois de morrer, se você foi um menino mal. Intrinsecamente ligado ao conceito de religião, o Inferno é um veeeelho conhecido dos cabeçudos que habitam esta pedrinha azul - a Terra. Ele vem sendo cunhado desde crenças remotas e ultrapassadas, e evoluiu muito até chegar nos dias de hoje. Ao ser humano (pobrezinho) é ensinado as coisas sobre o Inferno e, acredite, nada bom. E, o que é mais legal, as coisas pioram à medida que a humanidade evolui(?).Se antes o Inferno era só uma cavernazinha subterrânea, com homenzinhos vermelhos com tridentes e caldeirões, hoje ele se torna algo muito tecnológico e, em certos conceitos, interessantes, com rádios que tocam músicas eternamente, cadeiras elétricas, políticos com discursos eternos e muito mais (até as sogras dos amigos já citados). O Inferno seria, portanto, um lugar muito, muito desagradável.
Sobre ter medo
Uma vez que o pobre enfante aprende sobre o Inferno, o lugar mais abominável do Universo, onde todos que não fizeram as coisas boazinhas estão fadados a pagar por seus erros por tooooooda a eternidade, nasce o horrível sentimento do medo. "Meu Deus, um lugar onde te fazem tudo do ruim e do pior? Nhéééééé!!' é o que passou por nós quando estávamos em tenras idades. Ficávamos receosos a respeito de fazer isso ou aquilo, com medo do Castigo Divino nos julgar culpados (uma grande mão surge, apontando para você, e uma voz ecoa, retumbante: "Culpado...! Culpado...!"). Maluco, isso é amedrontador. Sem falar quando seus pais inventam de morar próximos a uma velha doida, que se acha beata de paróquia e sai pregando para tudo quanto é lado as falhas dos homens. E, diacho, ela sempre dizia que é proibido fazer o mais legal. Com o sentimento de culpa, vinha o medo. E pronto, vamos nós ficar com medo da vida e do mundo mais uma vez...
Controlando a humanidade com o Tridente de Satanás
"Quem tem... tem medo", diz um manjadíssimo ditado popular. Se é tao verdade isso quanto o fato de que todos nós temos... então fica evidente dizer: todos temos medo. O medo é um excelente acalmante emocional, sabe? Então, nada melhor que o medo para dar o calento à alma. Se você ensina aos outros a temer o Reino do Cão Maldito, eles terão medo... E ficarão bonzinhos. (Meu Deus, reli esse trecho três vezes, e ainda fiquei com medo do que escrevi. Estou parecendo um vilão de gibi.)
Assim, queridos, nada melhor do que dizer "Não matarás, senão vais ao Inferno" para acabar com a taxa de homicídios na sociedade. E daí é só pensar em outras proibições para impor aos pobres cordeiros, e eles não farão, se acreditarem em você! Pensando nisso, surgem as Igrejas Universais Triangulares do Quadrado Sagrado Circular. Igregas novíssimas, que querem cunhar a população, fazendo-as ver que o mundo pode ser salvo! É só fazer uma doação mínima para a conta que você está vendo no seu vídeo. Senão, o Inferno se abrirá, e os anjos de Satanás te puxaram para o mundo negro!!! Nyahahahaha!!
Todos juntos para o Castigo Final
A maioria das religiões pregam o Juízo Final, com um conceito um tanto maniqueísta, onde ou você irá para o Bem Supremo ou para o Mal Supremo. Igualmente, na maioria das religiões, há uma série de condições que o levam a ser condenado ao Mal Supremo. Uma delas é o fato de que se você não acreditar na religião em questão, vai pro Inferno. Peraê... Se uma religião condena os fiéis de uma outra religião ao Inferno, e essa outra religião condena os fiéis da primeira ao mesmo destino, só há uma verdade nisso tudo: Ninguém escapa do Inferno(!). Seremos fadados a pagar por nossa pífia existência aqui no lugar pior do Universo, onde não há sol e nem chocolate. Bom, eu, particularmente, acredito que entre ser condenado por roubar um ovo ou o galinheiro inteiro, eu prefiro ser condenado pelo galinheiro. Assim eu me ferro mesmo, e dane-se tudo. Bobos. Assim sendo, vamos pagar pelo que fizemos aqui, né? Então, todo mundo fazendo o máximo possível de pecados! Weeee!! Aproveite a vida!! E contratem um bom advogado: a parada celestial vai ser dura.
Fechando
O Inferno é um mistério, mesmo. Nunca saberemos quem encontraremos, o que será de nós, quem nos esperará, enquanto não morrermos. E bem, morrer é inerente a nós, então é só esperar a morte. Enquanto isso, continue pecando sem medo de ser feliz. E que tudo vá para o Inferno.
Caro Deus
Se você estiver lendo isso, compreenda, não estou favorecendo o pecado... Só estou dizendo para os perdidos que caem aqui neste blog - nada de estranho em pecar! Me absolva, e arranje um lugar bem quentinho no Céu, com um video-game super legal, por favor?

***

Então, eu termino aqui a postagem, esperando que em um destes dias eu tenha uma interessante inspiração para postar no Inominativo de novo. Aliás, nos últimos 10 dias eu tive 3 grandes inspirações. Mas eu esqueci de todas elas, então é como se eu não as tivesse. Boring. =/

Até mais, crianças! Espero que vocês tenham gostado! Vejo vocês da próxima!

Ouvindo:
Mil Acasos
Skank
Carrossel (2006)

Nenhum comentário: