quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Você Está Sendo Filmado

Muitos e muitos bons dias para vocês, galera! Estamos a nos aproximar, agora, do post número 50! Vejam vocês! Logo logo completaremos meia centena de textos. Rápido, não? Mas ainda não chegamos lá. Antes do 50, temos o 47, o 48 e o 49 para nos concentrarmos. E já estamos no quadragésimo sétimo! God, como eu escrevo bobagens! Se bem que, cá entre nós, vocês gostam, né? Eu sei que vocês gostam... :D

Vocês já devem estar acostumados com um pouco de lero-lero antes do tópico chegar. Dessa vez, alongar-me-ei um pouco. É que nesta agradável quinta-feira de sol e relativo calor (no meio do inverno - aquecimento global?) o planeta está em festa. Gabriela Marques, a Bié (cujo nome já foi citado neste blog, aliás, quando do meu post "O Dia em que Vendi Minha Alma", além de outras inúmeras vezes em que ela assinou os comentários dela para meus textos) comemora o fim do vigésimo ano dela. Agora ela escreve a idade dela com um simpático "2" na frente - tenho certeza que o "2" dela é bem redondinho e bonitinho - e pode se achar no direito de ser uma adulta chata. É, minha Gabriela, você envelheceu. E isso não é nada, espera só até você chegar aos 40.
Desimportando o número de anos, te desejo-te todas as felicidades do mundo, várias e várias vezes, Bié querida! Espero que você seja mais feliz hoje do que sempre, e amanhã mais ainda! Mantenha sempre seu sorriso encantador e seu coração de ouro. Felicidades pra ti. ^^

Vamos embora que o mundo continua rodando. Estava eu pensando dia destes como o mundo muda rápido. Ainda hei de descobrir se o mundo todo muda rápido ou se isso só aconteceu por aqui porque estávamos alcançando o resto do mundo, sei lá. Seja lá como for, o mundo muda. É o mundo modeno, alterando completamente a nossa noção de vida. A tecnologia, sempre ela, preenche os espaços que a religião, a moral e a ética deixaram vazios. Querem um exemplo? Se antes você não podia fazer algo feio porque Deus olhava, hoje em dia, com essa paganização da sociedade, tem gente até achando que Deus é cego. Mas se eles acham que só por causa disso podem fazer coisas feias, hehe, melhor pensar de novo.

SORRIA!
Você Está Sendo Filmado

Em épocas remotas, quando eu era um pequeno guri que me divertia a esmo nesta metrópole gigântica minha, eu entraria em um espaço fechado e, por isso, um pouco mais privado, e me sentiria um pouco mais à vontade. Vocês, como posso deduzir, sabem que andar por uma metrópole é meio desconfortável porque tem muitas pessoas andando pra lá e pra cá, e tem sempre alguém te observando. Então, suponhamos, você estava a fim de cutucar o nariz para arrancar de lá uma meleca - lembrem-se, eu era uma criança, adorava fazer isso - mas não podia fazer no meio da rua. Alguém poderia ver, claro. Já viu a estatística que comprova que sempre que você pára em um farol, o cara do lado está cutucando o nariz? Então, parece-me que ela é 93% precisa. A única maneira de você furar essa estatística é sendo o cara que cutuca o nariz, mas isso não vem ao caso.
Falava eu que ao entrar em um espaço fechado e mais privado, eu poderia me sentir mais à vontade. Estava pensando, por exemplo, em um elevador. Se o elevador estivesse vazio, eu poderia cutucar o nariz, arrumar minha cueca, dar uma penteada no cabelo, cantarolar uma musiquinha em voz alta sem parecer bobo... Um momento para você mesmo, se você me entende. Quase como se fosse o box do seu chuveiro, mas não é só uma vez por dia, e você não precisa sair de lá pelado e molhado. É, um momento para você mesmo...

Acontece que o mundo mudou. Hoje em dia, como eu falei, lá está a bobona da tecnologia por todas as partes. E um dos adventos mais bem usados da tecnologia é a vigilância. Em um belo dia, descobriram que a câmera de vídeo também servia pra bisbilhotar a vida dos outros, e instalaram uma câmera de vigilância em um daqueles halls de entradas de edifícios importantes. Eles queriam evitar roubos, assédios, mal-olhado, macumba e o Seu Barriga. A moda, infelizmente, pegou. Colocaram em corredores, em gavetas, em armários, em ônibus, em capacetes... E, naturalmente, em elevadores. Tarados.
E você com isso? Que desde então você não pode mais cutucar o nariz, arrumar sua cueca (ou sua calcinha), dar uma penteada no cabelo, cantarolar uma musiquinha sem ser visto por ninguém. Agora tem algum guardinha gordalhão comendo rosquinha em algum lugar do prédio e assistindo tudo o que está acontecendo na frente da lente da câmera. Mas que porra! Tiraram a graça de um elevador! Não pode nem brincar de apertar todos os botões que esses dedos-duros vão ver tudo e nos dedar.

Tudo isso, a gente sabe, é claro, é pra proteger o patrimônio das empresas e do Governo. Os vândalos corinthianos adoram arrancar lascas das posses dos outros, e sem essas câmeras não têm como fotografar os mano e botar os mano pra apodrecer no xilindró, manja? Pura e simples vigilância. Queremos proteger você do mal, dizem eles, achando que nos enganam. Audácia. O que acontece, na verdade, é que eles têm uma desculpa, agora, para nos assistir 24 horas por dia! Sim! Eles podem ver tuuuudinho o que fazemos, porque eles têm câmeras digitais high-tech com infrared e thermal goggling com ultrazoom e outros destes anglicismos que soam muito avançados.
Mas se você acha que isso é apenas uma tentativa de se proteger dos vândalos, bem, você errou. Não é apenas isso. Também é, mas não é só isso. Aqui, agora, que surge o grande truque por detrás disso tudo. Raciocinem comigo: em todos os ambientes vigiados, eles têm de avisar que estamos sendo vigiados, certo? Vocês podem até deduzir a frase que aparece, claro. O famoso "Sorria!". E quem está acima do sorria? Ééé... Ele mesmo... O Smiley que Tudo Vê... Eles está em todas as plaquinhas, todos os estabelecimentos, todos os cômodos... Te olhando com os olhos digitais... o.o
Como em um Big Brother, você está sendo observado por uma variedade de "Pedro Bial" em algum lugar do tempo espaço. A gente só não tem as loironas gostosas de biquíni pra cima e pra baixo, e nem vamos ganhar dinheiro fácil no fim, mas a idéia é a mesma. E estamos dando, claro, nossas informações confidenciais para o Smiley que Tudo Vê... *clima soturno*
De posse dessas informações macabras todas, eles agora podem nos chantagear, podem nos incriminar, podem fazer montagens no Photoshop à lá Kibe Loco... eles podem tudo. Podegóóóósas... E você não pode fazer nada, somente ser fiel ao Smiley que Tudo Vê. Se você tentar ser subsersivo, ele vai saber. Ou você acha que as pessoas morrem em acidentes de trânsito foram vítimas de acidentes? Tsc, tsc, tsc...

Isso quer dizer, sim, que você perdeu sua privacidade. É para o bem da humanidade, claro!, eles dizem. Somos seguros, agora! E somos mais integrados! Vejam vocês com o Google, por exemplo. Não temos a menor privacidade com o Google mas, pelo menos, os outros sabem o que queremos ao acessar nosso orkut. Perdemos algo em troca de algo que ganhamos. Mas e com essas câmeras? Ganhamos o quê? Segurança? Má que conversa de boiola...
O chato não é você ter perdido um pouco do seu refugo privativo. O chato é que como esses cabras colocam vigilância eletrônica em qualquer lugar em que um ser humano possa pensar estar, você passa a adquirir, subconscientemente, a constante sensação de estar sendo observado. Mesmo se você for um ateu que acha que Deus é invenção. Não importa onde você vá, tem alguém te observando...
Com a sua subconsciência sabendo que não é seguro sair por aí porque os outros estão te vendo, você fica acostumado! Um absurdo! Nos tiram a liberdade e ainda querem que nos acostumemos! Vamos ao banco pagar conta e tem o Smile que Tudo Vê. Vamos tirar um documento e lá está o Olho da Verdade. Vamos cutucar nosso nariz em um elevador e, audácia, a merda da câmera está nos filmando. Às vezes você não tem a noção de que ele pode ver, inclusive, a cor das nossas roupas de baixo? Ainda mais se você for um daqueles manos com aquela mania (completamente ridícula, em minha opinião) de mostrar suas ceroulas pra todo mundo.
Tão acostumado, aliás, que você até estranha quando não tem! Vejam vocês um exemplo do autor que lhes escreve. O edifício em que a companhia para a qual trabalho usa como sede administrativa tem 4 andares. Eu cumpro meus ofícios no primeiro andar, bloco A. De modo que é mais prático eu subir dois lances de escada para alcançar o primeiro andar e começar o meu dia. O setor de Recursos Humanos, entretanto, está no quarto andar, bloco B. Então no dia em que fui ao RH para acertar pendências, entrei no elevador, como sempre faço, e apertei o botão. Sem querer, soltei um leve arroto - leve o caramba, me senti um dragão - e, assustado, olhei pra câmera pra saber se tinha como a câmera ter visto o arroto, pelo ângulo em que ela estaria. Mas o elevador não tinha câmera!! Rapaz, aquilo me perturbou pra caramba. Quando o elevador parou no quarto andar eu saí rapidinho. E quando eu desci, fui pelas escadas. Lá estava um elevador rebelde, querendo se liberalizar contra a ditadura do Smiley que Tudo Vê. E que fique bem claro - quando descobrirem o elevador rebelde e o prenderem, não quero nunca que saibam que eu estive dentro dele. Eu sou inocente. Senão me prendem também por subversão. Dirão que eu tentei fugir do Smiley que Tudo Vê. E ninguém, ouviu bem? Ninguém foge do Smiley que Tudo Vê.

Fico por aqui, galera! Lembrando que não tenho nada pra lembrar! Então fico por aqui, galera! Até a próxima postagem!

Ouvindo:
Showdown
Boy Kill Boy
Civilian (2006)

4 comentários:

Anônimo disse...

Rafa é todo amável e, por tal, eu o amo. Super simples assim!

Unknown disse...

Smiley q tudo ve...


no elevador do meu prédio (q tem 7 q andares e eu moro no ultimo) tem a caixinha da camera...






mas a gente num colocou a camera ainda ><

Ana Luiza disse...

" Agora tem algum guardinha gordalhão comendo rosquinha em algum lugar do prédio e assistindo tudo o que está acontecendo na frente da lente da câmera."

putz...e eu sempre arrumo a minha calcinha....

Anônimo disse...

Haha... criativo como sempre^^